quinta-feira, 5 de julho de 2012

composteira

Falei que agora temos 3 composteiras.
Mas o que é uma composteira?
É um aparato para fazer compostagem, produzir composto para quem não consegue fazer isso no solo mesmo.
O mais interessante é fazer a compostagem num lugar sombreado, em cima do solo.
Se pudermos fazer no pé das árvores, melhor ainda. O composto já fica no lugar em que será utilizado e não precisamos transportá-lo.
Mas, para quem tem um lugar pequeno e não dá (ou não quer) fazer a compostagem no chão, é possível produzir (ou comprar) uma composteira.
Nós seguimos as orientações desse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=YXjIRWeKdTQ&feature=related.

Qual é a receita básica para qualquer tipo de compostagem?



Aprendi no curso de agricultura biodinâmica que fazer compostagem é como fazer um bolo, você precisa misturar alguns ingredientes e cuidar para que não estejam em excesso nem em falta.
É necessário ter: terra, água, ar, fogo e éter. Os 5 elementos.
A terra é representada pelos restos vegetais e uma porção de solo mesmo.
A água é ela mesma também. Assim como o ar.
*É por isso que não enterramos, para poder ter o ar nessa receita.
O fogo é o calor que se origina com a decomposição do material pelos microorganismos.
O éter, esse elemento invisível, pode ser representado com o nosso cuidado, a nossa intenção ou mesmo um preparado biodinâmico ou de outro tipo.

Quando se faz a compostagem no solo, começa-se com uma caminha de galhos para garantir que o ar estará presente ao longo de todo o processo. Dependendo do tamanho do "bolo", é necessário mexer o composto periodicamente. 
Nesse caso, as minhocas e os outros bichinhos aparecerão quando for a hora deles. No nosso caso, temos que colocar as minhocas na composteira.
Também vai depender das condições a necessidade de molhar o "bolo".
É só ter em mente a necessidade dos 5 elementos em equilíbrio e ir corrigindo ao longo do processo. Se faltar ou exceder algum, pode criar mau cheiro, fungos indesejáveis ou outros probleminhas.
Vale a pena visitar http://amigosdemaua.net/boas%20praticas/Modelos_de_composteiros.htm e conhecer alguns modelos de compostagem.
 
Numa composteira, o processo todo demora meses. Se você for apressado, pode acabar contaminando suas plantas com fungos indesejáveis para elas.
Quantos meses (2, 3 ou mais) vai demorar vai depender das condições. Como você vai saber?
Basta ser bom observador!
Estará pronto quando você mexer e vir apenas terra e minhocas, quando tiver apenas cheiro de terra. Quando tudo o que você colocou (cascas de frutas e de ovos, folhas, galhos, etc) tiver virado uma coisa só: composto, húmus.
Por isso, evidentemente, não dá para ter apenas 1 composteira. É necessário parar de acrescentar restos e "fechar" aquela composteira para começar outra e ir rodando esse processo.
As nossas:
 Todas ainda estão em processo.
É importante cobrir com material seco os restos que acrescentar.

Composteira em casa.
Esta já está "fechada", o volume diminui bastante.
Esta é para a grama que retiramos do jardim, por isso é um pouquinho diferente.
As composteiras servem mais para as sobras da cozinha mesmo. O material resultante de podas fica no próprio jardim ou horta.
Quanto mais diversificado for o material colocado, mais rico será o composto.
É possível acrescentar aceleradores, como esterco bovino e torta de mamona entre outros.
Mãos à obra!
Para ver a continuação, como cuidar da composteira: http://arranhoes.blogspot.com.br/2012/08/como-cuidar-da-composteira.html






Um comentário:

  1. Oi flor! Obrigada pela visita e comentário no meu bloguito!
    Aqui em casa também fiz uma "composteira" bem doméstica...rsrs. é um pote grande de plástico com furos pra todo lado, já tem quase 2 meses, tá ficando ótimo. Adorei a postagem.
    beijos
    Paula

    ResponderExcluir