Nossa Escola - IV Funcionamento
Um pai/mãe de cada criança deverá
participar de todo o período por 1 dia na semana, na Educação Infnatil. Essa
participação será na qualidade de mãe/pai, el@ será mãe/pai de todas as
crianças naquele dia. Essa participação diminuirá de frequência na medida em
que as crianças crescerem.
Todos poderão correr, gritar, dançar,
cantar ou assobiar.
Não teremos aula de nada, nem
prefessor de nada. Multitalentosos. Especialistas em algumas coisas.
Nosso foco estará na
comunicação/expressão, desenvolvendo, preservando, inventando todas as
linguagens e formas de fazer isso.
Consideraremos a inspiração e a
telepatia. Incentivaremos o riso e a cura.
Acolheremos os medos, as tristezas
e as raivas.
Viveremos na paz, no amor e na
alegria.
Teremos mestres e aprendizes, de
qualquer idade.
Desenvolveremos “projetos”
acessando tudo o que for possível e desejado.
Por exemplo, não teremos aula de
inglês, teremos pessoas que se comunicam nessa e em outras línguas, nos fazendo
querer e aprender essa e outras linguagens. Usaremos todos os recursos
disponíveis para nos comunicarmos com os “4 cantos do mundo”.
Não teremos aula de nada porque
tudo fará parte de nós, organicamente. Incentivaremos a expressão genuína e
orgânica de cada Ser.
Inventaremos nossos próprios
feriados e comemorações. Poderemos viajar.
Manteremos uma janela de
comunicação com o mundo, sempre atualizada, oferecendo nossas
descobertas/invenções, compartilhando nossos desejos, aprendendo com “outros”.
Nos manteremos disponíveis para a comunicação com o universo, com todos os
seres, visíveis e invisíveis.
Não teremos “prova” ou controle
de “lição”. Nada disso fará sentido para nossa proposta.
Teremos comprometimento e disciplina.
Funcionaremos como um
organismo vivo, em que tudo e cada um funciona e se responsabiliza por uma
parte. O todo será maior que a soma das partes. As partes representarão o todo,
serão sua “cópia” estatística, como num fractal.
Sentiremos o respeito por tudo e
por todos como fundamento básico. Aprenderemos com os erros e com os acertos.
Respeitaremos os talentos de cada um. Incentivaremos as experimentações que
levam às descobertas de cada um.
Como todos nós precisamos de
“disciplina”, de aprender a nos comprometermos com os nossos fazeres e com
todos ao nosso redor, teremos práticas que nos ensinem o auto-controle, a
disciplina, o respeito. Pode ser Yoga, pode ser outra.
Por esse mesmo motivo (e por outros
mais) todos aprenderão a tocar pelo menos um instrumento musical, mesmo que
seja a própria voz.
Seremos pontuais.
O caminho se faz ao caminhar. Rumo ao desconhecido. Tudo será
possível.
“Na verdade, agora vocês olham em seu interior para tudo.”
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