Bálsamo

Aprendi com minha tia, o bálsamo é um excelente cicatrizante.
Uma plantinha que pega super fácil, é só tirar um galhinho, deixar na água até criar raízes e plantar.
Nós plantamos uma mudinha. Ela cresceu. Lola pulou em cima e quebrou dois galhinhos. Agora temos 3 pés de bálsamo!

Aqui em casa, o solo é bem úmido. Penso que é por isso que o bálsamo fica "magrinho", não precisa guardar tanta água.

bálsamo
Quando tenho um arranhão mais profundo ou um cortinho de faca, apanho uma folhinha mais gorducha, limpo passando num álcool verde (dessas receitas que vão passando de geração em geração, com um pouco de tudo, arnica, guiné...).


Depois faço pequenas fissuras nela com as unhas, coloco em cima do corte e prendo com um curativo adesivo (band-aid).
Ontem, usei uma folhinha para 4 cortes! Eu, a faca e o ralador na cozinha... tsc, tsc, tsc...


Fiquei o dia todo com o curativo. Depois de 8 horas, mais ou menos, tirei. A folhinha estava bem murchinha e os ferimentos estavam secos e indolores.
Salve, salve, bálsamo! E a minha tia...  ;)

Comentários